Como ser um homem de sucesso! Entenda a relativização do sucesso e como sua vida é afetada por isto

O que é ser um homem de sucesso? Entenda a relativização do sucesso e como sua vida é afetada por isto

O sucesso é relativo


Neste momento eu gostaria que você parasse por alguns minutos e refletisse sobre o significado da palavra sucesso. Aposto que você já leu muitos artigos e livros sobre como ter sucesso na vida, na carreira, no amor. Muitos acreditam que ter sucesso significa ser melhor do que os outros, ter o melhor emprego, o melhor salário, o melhor carro, entretanto eu quero que você esqueça nesses minutos tudo que já tenha aprendido sobre esta palavra e anote apenas o que eu irei lhe dizer: O sucesso é relativo.

Sucesso é sentir-se bem consigo mesmo


É quando não importa o que digam ou o que pensam sobre você, só você conhece suas lutas, suas histórias, sua trajetória, e o prazer de lembrar-se o quão difícil foi chegar aonde você chegou. 

Thomas Stearns Eliot, um crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos, ficou famoso ao citar a frase “O sucesso é relativo: é aquilo que quisermos fazer da confusão que fizemos das coisas” após ganhar o Prêmio Nobel de Literatura de 1948. É exatamente este o conceito que eu quero passar a vocês. Não permitam que terceiros ditem a sua vida de modo a decidirem por você um sucesso que é somente seu.

Certa vez ouvi uma frase que repito sempre aos meus alunos (ministro treinamentos na área de TI) quando estes estão preocupados com suas notas: torne-se um aluno notável, e não um aluno “noteiro”. Você irá aprender muito mais lendo livros do que lendo seus resultados, que nada mais são que um julgamento subjetivo dos seus avaliadores expresso através de uma nota. A verdade é que uma vez que avaliamos o nosso sucesso através de uma ótica comparativa estamos dando corda a um orgulho que irá enforcar-nos sempre que encontrarmos alguém mais rico, mais bonito, mais inteligente, em um cargo maior, etc.

Seja o seu melhor competidor


Torne-se melhor a cada dia, busque aprender mais, conhecer mais, amar mais, trabalhar mais. Faça com que o seu amanhã seja melhor do que o seu hoje, desta maneira a superação será o seu sobrenome. 

Crie sua própria definição de sucesso


Para muita gente sucesso significa ocupar um cargo de executivo em uma empresa multinacional, ter um salário alto e andar em um carro de luxo, para outros significa ter milhões de seguidores nas redes sociais e ser “famoso”, para outros ter sucesso é fazer com que suas vidas sejam vividas de modo a fazer com que outras vidas encontrem sentido através de suas palavras ou atitudes.  Albert Schweitzer citou a seguinte frase sobre sucesso: “Sucesso não é a chave da felicidade. Felicidade é a chave do sucesso. Se você ama o que você está fazendo, você será bem-sucedido.” 

É bem verdade que nem sempre conseguimos trabalhar com aquilo pelo qual gostamos de verdade, e que as vezes trabalhar com o que gostamos pode não ser suficiente para conseguir quitar todas as dívidas no final de um mês. Sendo assim fico com a minha simplória visão de sucesso: Sucesso pra mim é saber se um dia serei capaz de transformar a vida de alguém com tão humildes palavras, sucesso é ter saúde, “*sucesso não se trata de ganhar a luta, mas do quanto você aguenta apanhar e continuar lutando” (Já dizia o Rocky Balboa).

Sucesso é ter um sonho, sucesso é ter uma esperança, sucesso é ter uma fé, é não desistir por saber que a distância entre o vencedor e o perdedor pode estar em só mais uma tentativa.

Se o sucesso é relativo, respirar já o tonar um vencedor diante dos que não mais o fazem.
Um recado do seu amigo Alpha: Wellington Agápto.

A vida é curta! Seja Alpha.

“Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia. ”  
- AYRTON SENNA

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

Siga-nos